DESAFIO LITERARIO 2017 1 - Um livro de um autor que você nunca tenha lido

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

JACKABY - Willian Ritter


Não sei se ler pensando em resenhar me deixou crítica, se estou chatinha (possível) ou fiquei com o miolo mole e não entendo bem as coisas.

Eu vi a sinopse do livro por aí e fiquei empolgada para ler, tanto que sugeri à biblioteca do trabalho para que comprassem, mas achei a leitura bem pobrinha.

Não é um livro irritantemente ruim, com aqueles finais brochantes decepcionante, nem é aquela escrita mal construída como se fosse feita por uma criança de 5 anos, mas faltou consistência. Os personagens não são cativantes. Logo no ínicio o detetive Jackaby teve uma fala bem à Sherlok Holmes, como se estivesse fazendo uma dedução mediante uma profunda capacidade de observação. Já achei óbvio demais, beirando o plágio. Por sorte o autor não se enveredou nesta linha e deu uma explicação escorregadia. A parte empolgante ficou pro finalzinho, durante uma luta. Sabe aquele mistério em histórias de detetives, em que sempre há uma sugestão de que algo foi descoberto, ainda que uma dedução errada? Pois é não tem!!!!

Os pontos negativos do livro são estes,  mas a parte de revisão editorial foi tosqueira da tosqueira. Lembra quando você estudou Português e a tia da primeira série ensinou que diálogos devem se iniciar com travessão, sempre em outro parágrafo? O revisor fugiu a esta aula. Diálogos misturados em um mesmo parágrafo! Confusão total. Isso pra mim é algo bem complicado. Não tem neurônios para acompanhar. 

Em O Som e a Furia, de William Faukner, os diálogos são todos sem indicação de que são diálogos, e eu nunca sabia quem dizia o que. Neste caso, era intencional e dizem os admiradores que Faukner é um gênio. Eu como tenho nada de genial, achei horrível e meio! Larguei pra lá.

Leitura que garante um passatempo, mas nada que me faça acompanhar os demais livros do Jackaby ainda não lançados no Brasil.

Mas como eu sou compulsiva e resolvi participar de dois desafios paralelos, tenho mais um livro com o tema do mês: policial. Já confesso que sabotei

2 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Val,
Sou apaixonada por William Faulkner e amo "O Som e a Fúria". Se vc não gostou por causa dos diálogos, então não leia Saramago, pois não tem nenhum travessão.
Vou pular este livro então, pois como digo, a vida é muito curta para ler literatura menor.
Bjs

Betty Gaeta disse...

Oi Val,
Vim fazer um convite...
Tem sorteio de um lindo colar no blog, vou ficar feliz se você participar.
Bjs
SORTEIO DE UM LINDO COLAR